Parques Naturais em Canela, Gramado e Região

A Pousada do Bosque em Canela na Serra Gaúcha tem como compromisso o melhor atendimento para seus hóspedes, assim não economizamos esforços para melhor atendê-lo, abaixo ficam algumas dicas dos melhores parques naturais em Canela, Gramado e seus arredores, durante sua estadia conosco iremos oferecer ainda mais dicas e detalhes, mas agora você já pode ir programando seus passeios e sonhando em estar nesses lindos lugares!

Vamos lá;

Parque Estadual do Caracol - Canela

Rodovia RS 466, Km 0, s/n | Caracol, Canela, Rio Grande do Sul 95680-000, Brasil

  

INFORMAÇÕES DO PARQUE DO CARACOL

Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação brasileira situada na região sul, no Estado do Rio Grande do Sul, no Município de Canela.

Com matas fechadas em suas proximidades, é formada pelo arroio de mesmo nome, que despenca em queda livre de 131 metros por rochas basálticas da Formação Serra Geral, formando a Cascata do Caracol. Um conjunto paisagístico de rara beleza, se tornando o segundo ponto turístico mais visitado do sul do Brasil.

Nos anos 50, toda a área foi desapropriada para a criação do Parque Estadual do Caracol, sendo que dos 100 hectares, apenas 25 são destinados ao turismo. O restante da área é totalmente preservado.

Como a fauna circula pelo parque, os caçadores circulam pelo entorno. Então o parque acaba sendo uma pequena ilha para a fauna. Se vê muita fauna silvestre, nativa, por exemplo, veado, graxaim, as cotias, os roedores.

Os visitantes já na entrada do parque sentem o ar puro proporcionado pela vegetação fechada que só é repartida pelas trilhas ecológicas. O Parque do Caracol é de fácil visitação, placas indicativas estão por todos os lados dando a oportunidade das pessoas escolherem o melhor trajeto e o local que quer visitar. O ponto de maior curiosidade, a cascata normalmente é a primeira parada. A vista da Cascata pode ser apreciada através do mirante cercado com plena segurança e ainda por alguns metros por uma trilha, também cercada para quem quer uma lembrança do local de ângulo diferente.

Com os mapas dos locais do parque expostos, você pode se localizar melhor nos passeios. A vegetação pode ser identificada pela placas de nomes de árvores. Também pode ser apreciado os lanches e pratos no restaurante e com crianças nada melhor que um playground. O parque ainda conta com outros atrativos como a Escada da Perna Bamba, a Vila do Artesanato, que atrai os visitantes pela diversidade de produtos e pelos preços em conta. E também chama bastante atenção os quatis, que invadem o parque em busca de comida e se tornam alvo das fotografias.

Ao passar o dia no parque pode-se desfrutar das churrasqueiras cobertas com mesa e bancos, próximas a banheiros, envolta um imenso gramado dando vida e paz interior.

Mapa do Parque do Caracol


ATENÇÃO PARA O QUE NÃO FAZER: Coletar plantas, animais e minerais. Tomar banho no Arroio Caracol. Entrar na água para fotografar. Fazer fogueiras fora das churrasqueiras. beber água do Arroio. Alimentar os animais silvestres. Sair das trilhas.

Para um passeio tranquilo evite sair das trilhas, observe a sinalização das trilhas, coloque seus resíduos nos coletores indicados, preserve a vida silvestre. Pare, olhe, escute e contemple a natureza.

Como chegar ao Parque do Caracol

O parque se localiza a 7 km do centro da cidade, com acesso fácil através da Estrada do Caracol (RS-466), acessada pela Rota Romântica (BR – 116), que leva diretamente ao parque. Na portaria é cobrado somente os ingressos dos visitantes e o estacionamento é dentro do parque.

Preços e horários do Parque do Caracol

Horário de funcionamento: 
Todos os dias, das 9h às 17h30min

Ingressos Parque do Caracol

Preços atualizados em Abril de 2018, consulte o valor atualizado através do telefone (54) 3278-3035

Fonte e mais infos: Site http://www.parquedocaracol.com/

Parque da Ferradura - Canela

Estr. Parque dos Pinheiros, Canela, Rio Grande do Sul 95680-000, Brasil

 

Parque Vale da Ferradura

A natureza presenteou a cidade de Canela com o Parque da Ferradura, uma natureza exuberante, que enche nossos olhos com suas belezas naturais, e nos surpreende com seus animais silvestres que habitam no Parque Vale da Ferradura.

O parque é denominado de Vale da Ferradura, porque há uma curva em forma de ferradura que o rio cai. Quando você ouvir a expressão: “lá onde o rio faz a curva”, lembre-se que esse lugar existe e está em Canela.

Aprecie a Vista nos Mirantes

Mirante do Vale do Arroio Caçador – o acesso para esse mirante, é através de uma pequena trilha, cerca de 3 minutinhos você chegará no mirante e se emocionará com beleza das a paisagem do Parque Vale.

Mirante da Cascata do Arroio Caçador – para ter acesso a esse mirante, você irá descer uma trilha de 50 metros.  A natureza reserva à você um outro espetáculo.

Mirante Vale da Ferradura – esse é o principal mirante do Parque Vale da Ferradura. O acesso à esse mirante e por uma escada lateral. Você  poderá apreciar a vista da Cascata do Arroio Caçador.

Esportes

Você que é admirador da natureza, e gosta de “esportes naturais”, poderá praticar caminhada, escalada, montanhismo, ciclismo de montanha ou montain bike no Parque Vale da Ferradura. Para sua segurança, a pratica desses esportes deve ser previamente autorizado pela administração do parque.

Caminhada ou Trekking – será uma aventura caminhar entre trilhas naturais, e contemplar as lindas paisagens do Parque .

Montanhismo ou Escalada – você poderá escalar a Ferradura que possui um canyon de 420 metros com paredões abertos. Sem palavras para a vista que você terá ao escalar.

Trilha do Pórtico – inicia-se a 750 metros e termina a 550 metros de altura. Você irá encontrar a trilha do Rio Caí, que é coberta por uma Floresta Estacional.

Trilha das Pinguelas – a trilha é voltada para a vista do Parque Vale da Ferradura, nessa trilha você encontra um pequeno arroio, que você poderá aproveita a sombra da copa das árvores para descansar.

Trilha do Rio Caí – principal trilha do Parque Vale da Ferradura, que apresenta uma diferença atitudinal de 350 metros, iniciando a 750 metros de altura, e terminando a 400 metros de altura. Esse é o ponto em que o arroio Caçador deságua no Rio Caí.

Trilha das Cutias – essa é uma trilha mais leve, que você poderá apreciar a paisagem de cactos e bromélias que ficam nas áreas rochosas.

Dicas para praticar os esportes

  • Tênis ou botas com um bom solado, para adesão com o solo
  • Garrafa de água ou cantil
  • Alimentos energéticos, para repor as energias
  • Repelentes contra insetos
  • Protetor solar
  • Boné ou chapéu para proteger-se do sol ou da chuva

Infra-estrutura

  • 8 churrasqueiras
  • Lixeiras
  • Banheiros
  • Lanchonete
  • Playground para os guris
  • 4 trilhas
  • 3 mirantes

Orientações para os turistas

  • Mantenha as crianças sob vigilância constante
  • Visite somente locais liberados, para não se perderem
  • A pratica dos esportes, somente com autorização da administração do Vale
  • Não remova a vegetação
  • Não escreva nas árvores ou rochas
  • Faça fogo somente nas churrasqueiras, para evitar acidentes
  • Os lixos devem ser colocados dentro das lixeiras
  • Não alimente os animais que encontrarem no parque

O Parque da Ferradura fica próximo ao Parque do Caracol.

Fonte: http://www.gramadocanela.com.br/

Ecoparque Sperry - Canela

Linha 28 (Est. Professora Elvira A. Benetti) | Vale do Quilombo, Canela, Rio Grande do Sul 95680-000, Brasil

 

Um parque dedicado à preservação ambiental.

Empreendimento familiar, fundado em agosto de 2009, em uma área destinada à preservação ambiental e prática de ecoturismo.

No local, existem trechos de Mata Atlântica, banhados por riachos e repletos de cenários naturais como cachoeiras e cânions que convidam o visitante para descobri-los em agradáveis percursos.

Venha se surpreender com os encantos que a natureza reserva ao final de cada trilha.

Descubra quatro cachoeiras incríveis em nossas trilhas, acessando diferentes níveis de altura e diversos pontos para descanso e contemplação em mirantes.

Cachoeira do Trombão:
distando apenas 15 minutos da sede do parque, pode ser avistada a partir de um mirante com visual privilegiado das formações rochosas e vegetação no entorno da queda com 35 metros de altura.

Cachoeira Escondida:
formada pelas águas do riacho Cristal, desdobrando-se em diversas quedas. Pode ser avistada na parte superior, pela ponte / mirante e também acessada abaixo, na segunda queda, com maior proximidade d água.

Cachoeira do Poço: formada pelas águas do Arroio Quilombo, destacando-se pela composição da queda d’água e formação de uma piscina natural rodeada pela vegetação.

Cachoeira da Usina:
com 45 metros de altura pode ser avistada em um mirante, na sua parte superior e acessada na base que oferece um visual incrível, a partir de trilha com escadaria.
 

Site: http://ecoparquesperry.com.br/

Flor do Vale - Alambique e Parque Ecológico - Canela

 Estr. Morro Calçado, 2830 | Linha São João, Canela, Rio Grande do Sul 95680-000, Brasil

Às margens da estrada que um dia foi apenas uma trilha cortada por índios, forasteiros e imigrantes, aos poucos se avista um surpreendente empreendimento: O Alambique Flor do Vale!
Um moderno alambique para produção artesanal de cachaça, com visitação à produção, empório e um parque de natureza abundante, com rios, trilhas ecológicas e cachoeiras.

 

Lago Negro - Gramado

Rua A. J. Renner | Planalto, Gramado, Rio Grande do Sul 95670-000, Brasil

 

O Lago Negro possui esse nome por suas águas profundas e de um verde escuro carregado, e por ter a sua volta árvores que foram trazidas da Floresta Negra, na Alemanha.

Sua maior atração são os pedalinhos em formato de cisnes, que chamam turistas de todo o país. Mas o local oferece muito mais: artesanato, trilhas em meio a azaleias e hortênsias e um ar puro incrível.

O local é perfeito para toda a família e um ótimo passeio para se fazer uma tarde de sol na serra gaúcha. A entrada no local é franca. Apenas os passeios de pedalinho são cobrados.

Valores* para passeio de pedalinho:

Cisne: R$ 20,00 p/ 2 pessoas.

Caravela: R$ 30,00 p/ 2 adultos e 2 crianças até 8 anos.

*Consulte os valores sempre antes de viajar.

Horário de funcionamento do Lago Negro: aberto 24h.

Horário de funcionamento dos pedalinhos: das 8h30min às 18h

Parque das Sequóias - Canela

Rua Godofredo Raymundo 1747, Canela, Rio Grande do Sul 95680-000, Brasil

Site: http://www.sequoias.com.br/

O Parque das Sequoias deseja que seus visitantes façam uma interação com a Natureza.

Localizado em Canela, a dois quilômetros da Catedral de Pedra, o Parque das Sequoias é uma coleção de árvores da família das coníferas – árvores que possuem “frutos” (estróbilos, pinhas) em forma de cone -, trazidas de todos os continentes, para serem observadas e estudadas. Curt Mentz, o idealizador do parque, tinha como objetivo, testar espécies vegetais que pudessem substituir os pinheiros da região – muito explorados pelas madeireiras. Ou seja, desde o início a ideia não era servir como reflorestamento industrial, mas sim dar um cunho científico e cultural.

Setenta anos depois dos primeiros lotes de sementes plantadas na área, o parque converteu-se em uma das principais atrações da Serra Gaúcha, unindo conhecimento e entretenimento, lazer e aventura, em uma área de 9 hectares, com visitação aberta todos os dias e a possibilidade única de estar em contato com a natureza e admirar exemplares de diferentes espécies, em uma aula ao ar livre.